No próximo sábado, dia 25 de abril, o desafio é que pratiquem exercício em casa. No dia que se assinala o Dia da Liberdade, em Portugal, a organização do “Juntos pela liberdade”, quer que os vianenses e alto minhotos façam atividade física em casa e ajudem a comprar material de proteção individual para os profissionais de saúde da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

“Sabemos que muita gente já está em casa há muitos dias e por isso o desafio é fazerem uma coisa diferente e ajudarem os profissionais de saúde”, refere um dos organizadores. Hugo Araújo assinala que “o desafio é fazer uma atividade dentro de casa. Podem ir para a varanda correr, jogar ping-pong na cozinha, fazer crossfit com garrafões de água, etc”.

A iniciativa é organizada por duas empresas e uma associação de Ponte da Barca (On Graphic, InoveOnline e Udercup). Uma empresa gráfica, outra de desenvolvimento de websites e uma associação de desporto decidiram desafiar à prática de exercício para “aliviar a tensão” do confinamento e ainda conseguir angariar alguma verba para a aquisição de equipamentos médicos.

“Por cada inscrição, cinco euros reverte a favor da ação e os 2,50 euros é para os portes de envio dos dorsais e medalha de participação.Desafiamos os inscritos a tirar uma foto com os dorsais e usara a nossa hastag #juntospelaliberdade e depois vamos sortear 10 cabazes”, explica Hugo Araújo.

As inscrições decorrem até à próxima quarta-feira e podem ser feitas no site do evento, https://juntospelaliberdade.pt/. Posteriormente a organização envia para a morada o dorsal e no dia 25 de abril desafiam os inscritos a praticar exercício das 10h às 12h, “sem sair de casa”.

Contando com alguns embaixadores da iniciativa, a organização pediu a Miguel Fernandes para fazer a música do evento. Pode assistir ao vídeo: https://www.facebook.com/juntospelaliberdade/videos/222314182200383.

Entre os nomes mais conhecidos, a iniciativa é apoiada por Manuela Machado, Miguel Moniz, Carlos Sá, Rui Sousa, pelo grupo Sons do Minho, Rúben Veloso, entre outros.