????????????????????????????????????

No passado dia 14 de dezembro de 2019 foi inaugurado o carimbo comemorativo da 13.ª Edição do Presépio, no Largo das Neves, emitido pelos Correios de Portugal (CTT), acompanhado pelo respetivo postal ilustrado. Nesta iniciativa da autarquia de Vila de Punhe, inserida na programação do Mercadinho de Natal, e resultante da parceria com a Associação de Filatelia e Colecionismo do Vale do Neiva, estiveram presentes a vereadora Dra. Carlota Borges, em representação do município, e o antropólogo Doutor Álvaro Campelo.

O presidente da Junta, António Costa, iniciou a sessão afirmando, em traços gerais, que a origem da primeira edição do Presépio, no Largo das Neves, no Natal de 2007, resultara do voluntarismo de um grupo orientado por Fernando da Palmira e composto por Amadeu Silva, Conceição Gonçalves, António Veiga e Manuel Queira (estes dois já falecidos), os quais aceitaram o convite da autarquia liderada, na época, por António Moreira. Ocupando uma área de cerca de 50.00m2 do espaço central do Largo das Neves, não têm faltado, ao longo destes ininterruptos 13 anos, qualidade e criatividade artística à equipa responsável pela sua elaboração. Associado ao evento do “Mercadinho de Natal”, continua a ser sempre mais apreciado, valorizado e visitado o que contribui, de uma forma social, recreativa, cultural e coletiva para a dinamização do comércio local. Finalizou a sua intervenção agradecendo a participação e o empenho do atual grupo de colaboradores, formado por Fernando da Palmira, Manuel Costa, António Pereira, Adriano Costa, Agostinho Morgado, bem como pelos funcionários da autarquia, os quais, ao longo de uma semana, imbuídos por um forte espírito comunitário, demonstram grande carinho e esmero na sua execução.

Álvaro Campelo deu uma pequena aula sobre as tradições, nomeadamente, as contextualizadas com o solstício de inverno e, consequentemente, com a época natalícia. Explicou a sobreposição da data de celebração do nascimento de Jesus Cristo, o surgimento e a evolução do presépio, a árvore de Natal, entre outros símbolos e simbologias associadas à celebração do Natal. No fundo, mais uma bela e oportuna intervenção de um académico que tem manifestado uma disponibilidade ímpar e um carinho muito grande pela nossa região.

Encerrando a sessão, a vereadora, Carlota Borges, enalteceu o trabalho desenvolvido pela autarquia vilapunhense sempre muito bem apoiada pelas associações locais que, em conjunto, têm desenvolvido um profícuo trabalho em prol da defesa, preservação e valorização das suas tradições e valores culturais.

No salão esteve patente o quadro filatélico, “O Presépio – da origem à tradição”, da conterrânea Susana Pereira, para além dos trabalhos realizados, o ano transato, pelos alunos da EB1 de Vila de Punhe, alusivos ao tema do Natal. Estiveram, ainda, expostas fotografias das anteriores 12 edições do Postal de Natal relativo ao presépio no Largo das Neves.

Espera-se que esta iniciativa, feita de forma singela, sirva de fonte inspiradora de paz e de harmonia e de franca confraternização entre toda a nossa comunidade.