O festival “Lethes em Bruto – Memorial Dançante” já está nas ruas vianenses. Hoje, às 16h, aconteceu, nos Antigos Paços do Concelho a sessão de inauguração. O espetáculo de logo à noite, às 21h, está dependente das condições atmosféricas.

A iniciativa da autoria de duas jovens vianenses, Mariana e Juliana, pretende “mostrar o talento vianense”. Após o regresso a Viana do Castelo, as bailarinas decidiram que era altura de desenvolver um projeto que envolvesse a comunidade artística.

“Temos várias artes durante todo o festival”, referem as autoras do projeto, que já estava na gaveta há quatro anos.

“Percebemos que Viana precisava de outra vida em relação à dança, e temos espaços tão bonitos, que quisemos criar, coreografar e dançar para esses espaços”, explica Juliana.

Lethes surge da urgência em dinamismo e movimento partilhado por duas artistas vianenses, que se juntam numa união de esforços e criatividade, na busca de potencializar Viana do Castelo. Ambas licenciadas em dança pela Escola Superior de Dança e artistas emergentes na sua cidade natal, Mariana e Juliana, de 26 e 25 anos de idade, juntam-se na produção e direção do Festival Lethes em Bruto. Um festival feito por vianenses, para Viana e todos que por lá passem.
O objetivo deste festival é utilizar diferentes locais da cidade, inspirando-se na sua história e características específicas, dando-lhes vida através dos corpos e, no fundo, da arte.
Este festival tem como momento principal esta parte performativa, em que o público será conduzido, através do trajeto diurno “Entre Marés e Rio” e o trajeto noturno “Ana Enamorada”. Estas performances contam com um elenco de 12 jovens artistas vianenses.
Hoje, às 21h, está agendada uma performance no Jardim Público. Para amanhã, dia 10 de setembro, decorrem workshops direcionados à comunidade vianense, a partir das 10h, no Jardim da Marina. Às 16h, junto à Biblioteca será dado a conhecer o “Trajeto Diurno entre Marés e Rio”. E às 21h, o “Trajeto Noturno Ana Enamorada”.
No sábado voltam a decorrer, na parte da manhã, workshops dirigidos à comunidade. E, de tarde, a apresentação das duas performances artísticas. À noite, pelas 21h, nos Antigos Paços do Concelho decorre a festa de encerramento.
As mentoras garantem que já estão a preparar a edição do próximo ano e asseguram a importância do apoio da autarquia na dinamização dos prémios Viana Jovens Talentos’, que permitiu financiar o festival.