Liga do Hospital com novos dirigentes

Numa sessão em que nem sequer estiveram presentes simultaneamente todos os empossados, iniciaram funções os novos dirigentes da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo para o mandato 2020/24.

Fundador da Liga há 39 anos, Defensor Moura foi substituído na presidência da Direção por Ana Margarida Silva, que já era colaboradora da instituição há quatro anos, como Promotora da Dádiva de Sangue.

Tendo sido vereadora da autarquia vianense durante a liderança de Defensor Moura, Ana Margarida Silva tutelou o Gabinete da Cidade Saudável e participou na criação do Banco Local de Voluntariado, em estreita colaboração com a Liga a que agora vai presidir. De novo na direção, entra Fátima Bastos para a  tesouraria, enquanto se mantêm a vice Olívia Moreira e a secretária Laura Chivarria.

Defensor Moura transita para a Assembleia Geral, onde será acompanhado por Paula Felgueiras (médica) e Rosa Olívia Mimoso (enfermeira), retomando a participação de profissionais hospitalares nos órgãos diretivos da Liga.

Mantêm-se, no corpo de dirigentes da Liga dos Amigos, Fátima Carvalhido Silva, Rosalina Rodrigues, Afonso Cavaleiro, Tomás Ribeiro, Dores do Carmo, Justino Lima, Adelaide Pereira, Salvato Araújo e Alexandre Cardoso, a que passam a pertencer também os voluntários José Ribas Fernandes, Aida Marinhas e Miguel Gonçalves.

LIGA REUNIU 500 BENEMÉRITOS
Na campanha, lançada em 18 de março último, de angariação de fundos para oferecer ventiladores ao Hospital de Viana do Castelo, a Liga dos Amigos do Hospital recebeu donativos de mais de 500 beneméritos, metade dos quais diretamente na sua conta bancária e os restantes nas campanhas de apoio lançadas pela Diocese e pelos cinco rotary club’s do distrito de Viana do Castelo.

Além de 10 ventiladores Crius-6 para a Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital, a Liga contribuiu também para a aquisição de 40 termómetros Infravermelhos e cinco monitores para a Unidade de Internamento Covid-19, tendo transferido verba de 125 mil euros para pagamento das respetivas faturas pela Administração da ULSAM.

Recorde-se que, logo no início da campanha, ao serem confrontados com o casos provocado pelo coronavírus nos hospitais italianos e espanhóis, a Liga desafiou a Diocese para a montagem de uma unidade de retaguarda com 50 camas no pavilhão do Seminário Diocesano. As aquisições onerosas (almofadas, fronhas, forras, colchões, toalhas, etc) não atingiram os quatro mil euros de despesa, do apoio de diversas empresas. Embora as camas instaladas não tivessem utilização, decidiu manter  a unidade de  retaguarda até meados de setembro, altura em que será tomada uma decisão sobre o seu desmantelamento.

A Liga ainda despendeu seis mil euros para oferecer oito telemóveis e respetivo carregamento durante três meses para assegurar as teleconsultas de psicologia e adquiriu 3.750 metros de tecido especial para 1.040 EPI Equipamentos de Protecção Individual (gratuitamente confecionados em empresas têxteis) para os profissionais hospitalares da linha da frente.

Entretanto estão a ser concluídas obras de beneficiação das Unidades de Cuidados Intensivos e de Cuidados Intermédios Polivalente, que a Liga dos Amigos do Hospital se tinha comprometido a financiar antes da pandemia.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.