Liga faz ofertas ao hospital e presta homenagens

A Liga de Amigos do Hospital de Viana do Castelo assinalou o seu 38.º aniversário na último sábado, dia 30, no auditório da instituição, numa sessão que registou a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, além dos membros da administração da ULSAM, da vereadora Carlota Borges e presidentes da Federação Nacional do Voluntariado em Saúde e dos Dadores Benévolos de Sangue.

Inácio Rocha, presidente da Assembleia Geral, procedeu à saudação inicial. Foram chamadas ao palco oito novas voluntárias. Os dadores com mais 50 dádivas receberam um Diploma de Honra das mãos dos membros da mesa, tendo a ministra da Saúde entregue o galardão de mais de 75 dádivas ao dador Rogério Figueiras.

HOMENAGENS
As figuras públicas que têm colaborado com a Liga na Promoção da Dádiva de Sangue e nas dádivas coletivas no Hospital, receberam um diploma de gratidão (e compromisso) foram aplaudidas pela assistência, especialmente Elisabete Pinto (teatro) e Manuela Machado (desporto).

O presidente da Direção, Defensor Moura, chamou também ao palco os diretores de vários departamento e respetivos enfermeiros chefes para receberem dos voluntários que trabalham nas respetivas unidades o equipamento técnico e de humanização solicitado à Liga do Hospital e que estava em exposição na Biblioteca.

Com os 37 televisores planos distribuídos (122 aparelhos nos últimos quatro anos) todas as enfermarias e isolamentos do hospital ficaram dotados de modernos televisores LCD, de 32 polegadas.

Também foram oferecidos mais um elevador de transferência vertical de doentes, um monitor cardíaco, um eletrocardiógrafo, um mapa registo 24 horas de tensão arterial, um videoprojetor, uma impressora, sete cadeirões reclináveis com rodas, três cadeiras de rodas e duas cadeiras sanitárias rodadas e, ainda, uma viatura de seis lugares, mais carga (para transporte da equipas das Brigadas de colheita de sangue no distrito).

O presidente da direção informou também que a Liga continua a executar as obras de ampliação do serviço de radiologia para mais rentável utilização do mamógrafo digital com estereotaxia oferecido.

Finalmente foram homenageados os Amigos Beneméritos com maiores contribuições (Maria de Lurdes Matias e Fundação do Crédito Agrícola do Noroeste) e distinguido com o galardão de Amigo do Hospital Honorário o médico do Serviço de Sangue Eduardo Delgado que, por razões de saúde, suspendeu recentemente a sua atividade clínica, depois de uma década de exemplar dedicação à promoção da dádiva de sangue e ao acolhimento dos dadores.

A encerrar, Defensor Moura informou a ministra da Saúde que, dos 200 mil euros executados pela Liga nos últimos quatro anos, na aquisição de equipamentos para oferecer ao Hospital, pagou mais de 30 mil euros de IVA que, tendo sido oferecidos pelos cidadãos beneméritos, deveriam ser usados noutras aquisições.

O presidente da direção pediu à governante que, quando apreciasse propostas de Viana do Castelo, tomasse em conta que esta é a capital de distrito com mais baixo poder de compra per capita do país.

CONSELHO CONSULTIVO
Defensor Moura fez ainda questão de afirmar que, naquele auditório, estavam representados membros da comunidade vianenses que realmente querem melhorar o Hospital e colaboram ativamente para esse objetivo. Nesse sentido, entende que devem ter voz nos órgãos deste e ser co-responsabilizados na sua administração. Assim, é favorável a que tenham lugar num Conselho Consultivo, algo que deve ser contemplado na “indispensável” revisão da legislação.

Depois das elogiosas referências à atividade da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, a ministra da Saúde, Marta Temido, fez questão de referir que esta é a única instituição do país que exerce funções no Voluntariado e na Dádiva de Sangue e, ainda, oferece tão valiosos equipamentos ao Hospital e que, por isso, iria tomar em boa conta os frutos desta multifacetada experiência de solidariedade dos vianenses com os doentes e esta unidade hospitalar.

No final da sessão teve lugar a habitual merenda convívio, animada com a atuação do Grupo Folclórico de Perre.
D.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.