Mais 12 novos bombeiros municipais

Os 12 novos elementos que vão reforçar o corpo municipal de Bombeiros Municipais foram recebidos nos Paços do Concelho pelo chefe da autarquia. Os novos bombeiros tomaram posse numa sessão onde o autarca destacou a importância do seu trabalho para a população.

Conforme nos referiu fonte da autarquia, a recruta foi efetuada porque, durante os últimos anos, verificou-se uma diminuição dos recursos humanos ao serviço do Corpo Municipal de Bombeiros, sobretudo devido às regras de aposentação destes trabalhadores, o que originou a realização de grande volume de trabalho suplementar, situação que foi mantida atendendo às rígidas limitações no âmbito do recrutamento de trabalhadores, e que agora é revertida.

Nesse sentido, foi efetuado um procedimento concursal para 12 bombeiros recrutas, da carreira de Bombeiros Municipais, que esta semana tomaram posse numa sessão presidida por José Maria Costa.

Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo atualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária, apoiando, no entanto, outros Corpos de Bombeiros fora deste, sempre que solicitado pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O corpo tem uma estrutura profissionalizada, possuindo veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate.

Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.