Hoje, dia 15 de abril, a Associação de Dadores de Sangue da Meadela e o Instituto Português de Sangue e da Transplantação (IPST) promoveram uma colheita de sangue, nas instalações da Câmara Municipal de Viana.

A iniciativa correu de forma muito positiva e o Município agradece a todos aqueles que acederam e responderam ao desafio lançado para doarem sangue em época de pandemia.

Recorde-se que a Federação de Dadores de Sangue apelou recentemente aos doadores habituais para que continuem a doar sangue apesar da pandemia da Covid-19, porque Portugal está no nível amarelo de armazenamento de sangue.

A Federação Portuguesa dos Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) lançou um apelo a todas as pessoas que habitualmente doam sangue para que “não falhem” e continuem a doar sangue durante estes tempos de contenção social que a pandemia da Covid-19 impõe, porque o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) “está a sofrer uma forte redução no número de dadores, devido a este surto “, indicou o organismo, em comunicado.

“Se se sente bem e já deu sangue há mais de três meses (homens) ou quatro meses (mulheres) dirija-se a uma Sessão de Colheita de Sangue para fazer a sua dádiva”, referiu Alberto Mota, presidente da FEPODABES, acrescentando que “continuam a existir doentes e acidentados a precisar de transfusões”.