“Mais Viana à esplanada” arrancou esta semana

De 14 de junho a 30 de setembro, várias ruas do Centro Histórico de Viana do Castelo terão trânsito proibido durante algumas horas e a autarquia prolonga o estacionamento gratuito no Campo d`Agonia. A iniciativa “Mais Viana à esplanada” é uma parceria da autarquia local e da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC).

“A ideia é ajudar o setor da restauração, neste contexto extremamente exigente e dinamizar o espaço público”, explicava, na apresentação da iniciativa, o vereador do Desenvolvimento Económico. Luís Nobre refere que “as esplanadas dão vida à própria cidade”.

Entre as 11h00 e as 22h00, de 14 de junho a 30 de setembro, será proibido circular em diversos arruamentos do centro histórico: Rua da Picota, Rua Manuel Espregueira (troço compreendido entre a Praça da República e a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra), Praça da Erva, Rua do Poço, Rua dos Fornos, Rua de Viana, Rua Prior do Crato, Travessa da Vitória, Rua Grande, Rua dos Manjovos, Rua de Altamira (troço compreendido entre a Rua da Olivença e o Largo Amadeu Costa), Largo Amadeu Costa, Largo Vasco da Gama, Rua de Santa Clara (troço compreendido entre a Rua do Anjinho e o Largo Amadeu Costa) e Travessa do Salgueiro (troço compreendido entre a Rua do Anjinho e a Rua dos Manjovos).

O presidente da AEVC, Manuel Cunha Júnior, sublinhou que o objetivo é “revitalizar uma ação que foi bem-sucedida”. Este responsável garantia que no ano passado tiveram mais de 100 pedidos para licenciamento de esplanadas, tendo sido concedidas 92 aprovações. “Precisamos de uma boa consciência dos agentes económicos e compreensão dos cidadãos”, apelava. Admitindo que o objetivo é “apoiar um dos setores que foi mais afetado pela pandemia de Covid-19”.

A autarquia prolongou o estacionamento gratuito no Campo d`Agonia até final de setembro, assim como o estacionamento de viaturas ligeiras na Alameda João Alves Cerqueira, faixa norte, lado norte, no troço entre o arruamento poente da Praça do Eixo Atlântico à Rua da Olivença.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.