O presidente da Câmara de Caminha e da Federação Socialista de Viana do Castelo, vai hoje tomar posse como secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro. O vice-presidente de Caminha, Rui Lages, sobe à presidência daquele Município.

A nomeação de Miguel Alves foi confirmada, esta quinta-feira, através de uma nota no site da Presidência da República. O texto adianta que Marcelo Rebelo de Sousa “aceitou a proposta do primeiro-ministro de noemação de três novos secretários de Estado”.

A tomada de posse dos novos membros realiza-se hoje, às19h30, no Palácio de Belém.

Miguel Alves, natural de Lisboa e licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é presidente da Câmara Municipal de Caminha desde 2013. Este era o terceiro e último mandato.

A relação de proximidade com António Costa não vem de agora. Miguel Alves foi, entre 2007 e 2009, adjunto da Câmara Municipal de Lisboa, liderada na altura pelo agora primeiro-ministro. Foi também, entre 2006 e 2007, adjunto de Costa quando este era ministro de Estado e da Administração Interna.

Além de autarca da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves é atualmente presidente do Conselho Regional do Norte e presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil de Viana do Castelo.