Moção pela eliminação gera unanimidade

Uma moção apresentada pela vereadora da CDU, defendendo a eliminação do pórtico de Neiva da autoestrada A28, foi aprovada por todo o executivo municipal vianense.
O documento foi apresentado por Cláudia Marinho, no período antes da ordem do dia na reunião camarária da última semana. Por proposta do edil José Maria Costa, foi aprovada por unanimidade para ser enviada ao ministro do Planeamento e Infraestruturas, Assembleia da República e Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC).

Em causa está o pórtico de Neiva da autoestrada A28, antiga SCUT (Sem Custos para o Utente) que liga Viana do Castelo ao Porto, situado à entrada da zona industrial do Neiva e que é considerado “entrave” à atividade empresarial da região, além de contribuir para saturar o trânsito na EN – 13 (reta d’ Anha).

Na moção, refere-se que “a introdução de portagens nas ex-Scuts, em 2010, designadamente nas do Norte Litoral, A28, Grande Porto, A41 e Costa de Prata e A29 constituiu um rude golpe no tecido económico e agravou as já difíceis condições de vida de todos aqueles que, sem alternativas, circulam nestas vias estruturantes”.

“Solicitamos a eliminação do pórtico de Neiva, pórtico 4 da A28, entre Neiva e Darque, e apelamos ao Governo que para além de retirar o referido pórtico sejam também retiradas as portagens na A28”, defende a moção.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.