Até 3 de setembro, Viana do Castelo, no Estação Viana Shopping, volta a ser palco de mais uma mostra de ilustração, fotografia e arte digital.

O mostrART exposição de ilustração, fotografia e Arte Digital, tem vindo a constituir-se como um ponto alto no que diz respeito à divulgação artística contemporânea, com base num tema que promove a reflexão. Esta mostra es celebra este ano a 10ª edição, com um tema que nos toca a todos, pois os nossos animais de estimação são mais do que isso: fazem-nos companhia, completam-nos, desafiam-nos. Se não os temos, já os tivemos e lembrámo-nos deles. Ou sempre quisemos um, nem que fosse um golfinho ou unicórnio.

Neste mostART mantém-se a tradição global das participações: em 10 anos o mostART já apresentou em Viana do Castelo com mais de 300 obras de mais de 250 artistas de 20 países.

Nestas 10 edições já estiveram representadosartistas dos quatro cantos do mundo, artistas que são a referência mundial na sua área, como por exemplo: Mihajlo Dimitrievski “The Mico”, um dos maiores ilustradores de jogos de tabuleiro do mundo, com o qual todas as editoras querem trabalhar; Matthew Reinhart, o artista americano de renome internacional que trabalha com livros ‘pop-up’ para marcas como Disney,  Marvel,  Harry Potter e  Lego; Charis Tsevis, um artista Grego, que trabalha com a Pepsi, a Nike a Toyota e várias outras marcas internacionais, para citar apenas alguns. A estes artistas consagrados juntam-se todos os anos alunos de arte, fotógrafos amadores, artistas plásticos, escultores, que  trazem arte urbana, realidade virtual ou arte digital.

O mostrART é mais uma iniciativa da ArtMatriz – Associação Cultural e Artística, com o apoio da Câmara municipal de Viana e Estação Viana Shopping, e os patrocínios da Starbrand e a G. Floy, assim como a todos os artistas e voluntários que ajudam no projeto.