Movimento SOS Serra d`Arga ouvido a 11 de março

No próximo dia 11 de março, elementos do Movimento SOS Serra d`Arga vão ser ouvidos na Comissão Parlamentar do Ambiente, Energia e Ordenamento do Território a propósito da petição pelo chumbo da proposta do Governo de lançamento do concurso público para prospeção, pesquisa e exploração de lítio e minerais associados.

A audiência dos peticionários acontecerá às 14h, que serão ouvidos pela deputada relatora Joana Bento (PS).

A petição estava contra a proposta do Orçamento do Estado para abertura de concurso público de prospeção e exploração de minérios em nove zonas do país. O documento foi entregue na Assembleia da República, no dia 15 de janeiro pelo movimento SOS Serra d’Arga, e contou com 1494 assinaturas.

O presidente daquela Comissão é José Maria Cardoso, do Bloco de Esquerda, e explicou à agência Lusa, que “quando a petição tem um número de assinaturas superior a 4.000 é discutida, obrigatoriamente, em plenário. Quando não tem, como é o caso desta, tem de ser aprovada em comissão para subir a plenário. Terá de ser uma decisão da comissão a quem caberá propor a sua discussão em plenário, competindo à conferência de líderes o seu agendamento”.

Carlos Seixas, líder do Movimento SOS Serra d`Arga garantia que apesar de vir “fora de tempo, uma vez que o Orçamento de Estado para 2020 já foi aprovado”, a audição do próximo dia 11 de março será “uma excelente oportunidade para explicar aos deputados o que quer a população” dos territórios abrangidos pelo projeto de mineração do Governo”.

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.