Municípios do Alto Minho apresentam a taxa mais baixa de retenção e desistência escolar

Os 10 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho registaram, no ano letivo de 2018/2019, as melhores taxas de retenção e desistência escolar no ensino básico e também no ensino secundário.

De acordo com a CCDR-N, num relatório sobre o programa “Norte – Educação para Todos”, a execução dos Programas Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar no Norte promoveu uma forte redução da retenção e desistência escolar, tendo o Alto Minho registado os melhores indicadores globais entre as oito sub-regiões nortenhas. Os dados apresentados indicam que os municípios do Alto Minho reduziram a retenção e abandono escolar em 57% no ensino básico e em 20% no secundário.

O documento da CCDR-N, que tem como base o estudo “Regiões em Números 2018/2019 – Região Norte”, publicado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, indica que no distrito a taxa de retenção escolar desceu para 1,3%, o que corresponde a cerca de metade da média da região do Norte, de 2,4%, e a cerca de um terço da média do território Continente, que ficou nos 3,7%.

Recorde-se que em 2016/2017, ano letivo em que se deu o arranque do programa de combate ao insucesso escolar, o distrito de Viana do Castelo tinha uma taxa de retenção de 3,0% nos três ciclos do ensino básico, o que perfaz uma descida de quase 57% da retenção e abandono escolar.

É no primeiro ciclo que o Alto Minho tem a melhor taxa, com a retenção e desistência a ficar situada no 0,7%, o que corresponde ao melhor valor registado no Norte. A taxa situa-se nos 0,9% no segundo ciclo, o que corresponde à melhor taxa de todo o Norte, elevando para 2,1% no terceiro ciclo, a segunda melhor taxa de retenção e abandono do Norte.

Os dez municípios do Alto Minho registam uma taxa de retenção e desistência escolar de 8,8% no ensino secundário, valor que se destaca por ser o melhor de toda a região do Norte, que tem uma taxa média de 10,5%, estando bastante abaixo da média do Continente, de 12,9%.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.