A partir do dia 09 de setembro, inaugura no Estação Viana Shopping a peça que une música e movimento. “Baloica” é o nome da instalação desenvolvida pela dupla Elas Duas, que chega ao Centro no âmbito do projeto Pulsar Viana e estará patente até dia 06 de outubro no segundo piso.

Durante um mês, o Centro Comercial vai acolher uma experiência sonora colaborativa, fruto da instalação Baloica, que envolve os visitantes numa dinâmica imersiva e musical, que pode ser realizada em grupo. Baloica é uma peça constituída por três baloiços que se transformam num instrumento musical assim que entram em movimento. Os sons disparados diferem consoante o movimento efetuado, sendo a complexidade da música proporcional ao número de pessoas presentes no baloiço.

Cláudia Oliveira e Isabel Bourbon são as responsáveis pela criação da obra e fundadoras do projeto Elas Duas, um estúdio multidisciplinar minhoto que procura desenvolver novas experiências tecnológicas.

Através do design, da interação e da intervenção no espaço, a dupla procura encontrar novas relações entre a tradição e a tecnologia. No seu trabalho, Elas Duas desenvolvem peças criativas que visam envolver o espetador em experiências colaborativas e imersivas.

Esta iniciativa junta-se à 3ª edição do Pulsar Viana, o programa cultural e de lazer do Estação Viana Shopping que pretende promover a partilha dos valores da região. Este projeto tem como principal objetivo dinamizar o Centro e ainda oferecer aos visitantes uma oportunidade única de conhecerem mais sobre as regiões de Viana do Castelo e do Minho, homenageando esta região.