A Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou “Viana Natal”, a Programação de Natal 2020 e Ano Novo, com propostas de exposições, teatro, música, sugestões infantojuvenis, entre outras atividades, a pensar em vianenses e visitantes de todas as idades.

Assim, a 11 de dezembro, inaugura a 2ª edição de Presépios de Artesanato de Viana do Castelo, no piso 0 dos Antigos Paços do Concelho e no Museu de Artes Decorativas. A original mostra estará patente até dia 10 de janeiro de 2021.

Viana do Castelo acolhe, até 10 de janeiro de 2021, a Praça Natal, que decorou a Praça da República com motivos alusivos à época festiva e que disponibiliza uma Casinha do Pai Natal. As “Surpresas na Casa do Pai Natal” estão agendadas para 19 a 23 de dezembro, na praça rainha da cidade.

No que toca a Teatro, sugere-se, a 3 de dezembro, às 21h00, “Instruções para Abolir o Natal”, pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

A Música também tem espaço nesta época festiva, com Canário & Amigos a subirem ao palco do Teatro Municipal, a 23 de dezembro, às 21h00, num concerto solidário. Também numa vertente solidária, os Sons do Minho sobem ao palco do ex-libris vianense a 29 de dezembro, também às 21h00. Os dois concertos irão reverter para o Berço, Casa dos Rapazes e Lar de Santa Teresa, instituições que acolhem crianças e jovens em risco.

O habitual Concerto de Ano Novo acontece a 1 de janeiro, no Teatro Municipal, com a Orquestra Com Spirito.

Nas propostas Infanto-Juvenis, “Uma história de cada vez” será apresentada nas redes sociais da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, com dramatização e encenação de histórias para os mais pequenos. Nos dias 9, 16, 23 e 30 de dezembro, sempre às 15h00, serão apresentadas diferentes histórias, inspiradas no Natal.

O “Sábado com Histórias” também irá realizar-se pelos meios digitais, às 10h30 de 5, 12, 19 e 26 de dezembro, num momento para as crianças e respetivas famílias.

De 03 a 16 de dezembro, “Viana + Presente(s)” é uma iniciativa solidária que pretende angariar prendas para mais de 500 crianças carenciadas do concelho, com a colaboração dos trabalhadores municipais e da população vianense.

Entre 18 e 23 de dezembro, o “Natal Solidário” irá entregar presentes a idosos e crianças das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho vianense.

De 11 a 20 de dezembro, João Ricardo apresenta “Soundivarius” no Museu de Artes Decorativas. Para o mês do Natal, estão também previstos Concertos de Natal, em data ainda a anunciar.