O grupo “Nós, Jovens! do Nós, Cidadãos!” de Viana do Castelo vai propor ao executivo municipal a comparticipação de testes à Covid-19 para acesso à restauração.

Em comunicado, aquele organismo político expressa que “resposta às medidas de mitigação da Covid-19 e como forma de apoio ao sector da restauração, o Nós, Jovens! do NÓS Cidadãos – Viana do Castelo,  vai propor ao Executivo municipal a oferta de testes rápidos aos estabelecimentos de restauração do concelho, com efeitos imediatos a partir do próximo fim de semana, com término após o levantamento desta norma pelo Conselho de Ministros”.

A proposta diz que “deverá ser solicitado pelo estabelecimento junto da câmara municipal/juntas de freguesias, indicando o número máximo de lotação do estabelecimento multiplicado por dois, e multiplicando novamente pelos três dias em que a norma está em vigor. Os testes devem ser levantados nas respetivas juntas de freguesia”.

Fonte do “Nós Cidadãos” de Viana do Castelo afirma a vontade de “estabelecer um protocolo com farmácias ou Cruz Vermelha para a realização de testes rápidos gratuitos para os clientes que pretendam usufruir da restauração no concelho”. Acrescentando também a necessidade de criar “postos de testagem nas freguesias e cidade nos dias de sexta-feira, sábado e domingo”.