No Paço de Giela decorreu a apresentação do novo espumante “Vez”, que foi concebido para homenagear o Recontro de Valdevez na História local e nacional, “na forma de um produto diferenciador, com estética e conteúdo vínico muito próprios, e que marca uma parceria específica do Município com a Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez”.

José Oliveira, enólogo e diretor geral da Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, referiu que “este é um Espumante Monocasta, 100% Loureiro, com o grande equilíbrio entre acidez e álcool, uma vez que, no Espumante, é desejável que haja a frescura mas sem um teor alcoólico muito elevado. É um Espumante Brut onde temos uma identidade da casta naquilo que é o perfil aromático e sensorial deste Espumante”.

O autarca da Câmara de Arcos de Valdevez referiu que “este é um momento de celebração de história, de cultura e de terra, gente e povo. E para marcar esta celebração, nada melhor que fazê-lo com o fruto da terra da vinha e do trabalho do homem. E assim, também dizemos que estamos a inovar, e mostramos novos produtos. Este Espumante é o aliado perfeito para uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, como são os Charutos dos Arcos”, expressou José Manuel Esteves.