Novo Mercado pronto em 2023 e custa nove milhões de euros

O novo Mercado Municipal de Viana do Castelo vai nascer, conforme o anunciado, no local onde está atualmente o Edifício Jardim/Prédio Coutinho. Deverá começar a funcionar em 2023.

Orçado em cerca de nove milhões de euros, este projeto da Câmara Municipal tem, alegadamente, como objetivos principais oferecer um novo tecido comercial mais diversificado e profundo; integrar-se com a envolvente comercial, de lazer e cultural; otimizar a utilização do espaço durante um período alargado de funcionamento; e constituir-se como um edifício que dá respostas funcionais às atividades que integra.

Pretende que seja um centro dinamizador e atrativo e promovendo novas vivências.
O edifício proposto recupera alguns dos arquétipos existentes no edifício do mercado municipal do final do século XIX, nomeadamente os volumes de remate nas esquinas do edifício e a definição de um eixo central de comunicação entre as fachadas norte e sul.

Assim, segundo foi explicado durante a apresentação, que decorreu na última semana, no piso 0 foi pensado como um átrio central, onde estarão os operadores tradicionais, em espaço de banca. Os espaços são concebidos em espécie de ilha comercial para exposição. Aqui ficam também as áreas técnicas de frio para conservação de pescado. Na área nascente, com menor atratividade, ficam os espaços técnicos de apoio ao mercado e, no exterior, estão previstas coberturas para venda de mercado em conforto.

No piso superior, a funcionar como mezanino, irá ficar um conjunto de atividades ligadas à atividade cultural. Na zona da cave, haverá uma zona de estacionamento (uma centena de lugares) ligado ao já existente parque de estacionamento. Na área das coberturas, estão previstos terraços técnicos nos topos dos torreões e outros equipamentos.

No total, terá 28 lojas (12 no piso o e 16 no piso 1), bem como 56 bancas no interior e, para o o mercado de produtos das freguesias, 160 bancas exteriores. Disporá, ainda, de serviços públicos de atendimento, posto de informação turística, lojas de artesanato, de produtos regionais e espaços para eventos culturais e de promoção de produtos locais como os “showcookings”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.