Este ano o Cortejo Histórico-Etnográfico da Romaria d’ Agonia vai dedicar atenção ao #Caminho da Costa” para Santiago de Compostela, sem esquecer que assinala os 250 anos  da Feira Franca, que deu origem à Romaria d’ Agonia.

Um alvará assinado em 1772 por D. José I mudaria para sempre a Romaria d’Agonia, ao autorizar uma Feira Franca que ainda hoje se realiza e que assinala este mês 250 anos de uma história por vezes atribulada e que estará em destaque no cortejo da festa de 2022.

De acordo com alguns historiadores, a Romaria foi-se construindo a partir da aglomeração de diversos eventos à volta das celebrações religiosas em Honra de Nossa Senhora d’Agonia, que em 1744 passam a dar nome à capela local.

“Com o passar dos tempos, a Feira Franca foi-se adaptando e evoluindo, ao ponto de na atualidade, podermos considerar como ‘Feira Franca’ todas as barraquinhas/stands que vemos na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia”, explica o historiador Hermenegildo Viana que preparou o tema para integrar o típico Cortejo Histórico-Etnográfico da festa, que, como é hábito, ao longo de cerca de três horas junta mais de 3.000 figurantes a percorrer as principais ruas da cidade, previsto para domingo, 21 de agosto.

O cortejo Histórico-Etnográfico da Romaria assume-se como uma mostra dos usos e costumes do concelho, mas serve igualmente como uma lição da história da região. Assim, o cortejo de 2022, após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, vai dedicar especial atenção, na componente histórica, o “Caminho da Costa”, para celebrar a certificação do Caminho de Santiago Português – Caminho da Costa. Num outro registo, o cortejo vai igualmente assinalar os 250 anos da introdução da Feira Franca às celebrações religiosas em Honra de Nossa Senhora d’Agonia.

O ano de 1772 marca assim um grande passo na evolução da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, pois, com a permissão de se juntar às celebrações religiosas, três dias de Feira Franca, esta festa inicia um longo percurso de afirmação da cultura popular vianense.

Foto: Arquivo