O Chafariz será reabilitado para disponibilizar água

O Chafariz da Praça da República é considerado monumento nacional e neste mês de dezembro assinala 460 anos. Há alguns meses sem jorrar água será intervencionado no próximo ano num investimento superior a 100 mil euros.

“Essa intervenção obedece a um projeto técnico específico, não só de consolidação da estrutura, mas de tratamento das patologias do granito e implica o acompanhamento por parte da Direção Regional de Cultura do Norte, sendo que o projeto terá de ser validado pela Direção-Geral do Património Cultural”, dizia o autarca vianense, depois de ter sido interpelado por um munícipe no período de intervenção do público.

José Maria Costa acentuou a dificuldade em conseguir “empresas especializadas” e “certificadas” para a elaboração do projeto de reabilitação de um monumento nacional. “Estamos a concluir o caderno de especificação técnica de forma a que, no próximo ano, o chafariz esteja totalmente reabilitado e a funcionar como é vontade dos vianenses e da Câmara que já tem uma verba reservada no orçamento de 2020 para suportar a intervenção”, dizia.

Para além da inexistência de água, por ser necessária a substituição das tubagens, o autarca socialista contava que a pedra do chafariz apresenta também “algumas patologias, a parte superior partiu há cerca de 100 anos, num grande temporal que afetou a cidade e que toda a tubagem interior vai ter de ser substituída”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.