“O pai do hóquei em patins vianense” dá nome a pavilhão

A Câmara atribuiu o nome de “José Natário” ao Pavilhão de Monserrate, numa iniciativa que visou prestar homenagem ao desportista, dirigente associativo e empresário.

O autarca vianense, José Maria Costa, referiu que o descerrar da placa de homenagem foi um “hino à alegria”, que contou com a presença de familiares do homenageado, dirigentes desportivos e também com os benjamins e a equipa sénior da Associação Juventude de Viana, clube do qual José Natário foi fundador.

O edil frisou que a decisão de atribuir o nome de José Natário ao pavilhão municipal foi aprovada por unanimidade tendo em conta que o dirigente era “uma pessoa muito envolvida no mundo do desporto, um apaixonado por hóquei em patins”.

José Maria Costa destacou ainda “a grande doçura, a capacidade de diálogo e a sensibilidade da pessoa”, assegurando que José Natário foi “um exemplo das personalidades que fazem a história de uma cidade”. “Ele foi um homem maior. Por isso, é um grande orgulho para a cidade ter um pavilhão com o seu nome”, vaticinou.

O presidente da Juventude de Viana e neto do fundador, Rui Natário, garantiu que tentará dar continuidade ao legado do avô. José Enes Natário foi sócio fundador e primeiro presidente da Associação Juventude de Viana. Foi também empresário de renome, com diversos espaços a funcionarem no centro histórico da cidade.

Já José Natário assumiu que o homenageado foi “o pai do hóquei em patins vianense, o impulsionador do hóquei do Minho”. “O meu pai foi um dos homens mais temidos e respeitados da modalidade. Era conhecido como ‘O Chefe’, em qualquer uma das posições que ocupou: como atleta ou como dirigente”, destacou.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.