A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) angariou 6.244 euros para apoiar o pastor Dario Gonçalves, de Arcos de Valdevez, que na última semana perdeu 98 cabras por causa de um relâmpago.

A OMV anunciou, em comunicado, que “angariou o valor total de 6.244 euros e 50 cêntimos, correspondentes a 220 donativos na conta solidária”. Esta foi criada no dia 13 de abril para ajudar o pastor, de 53 anos, que andava com o rebanho, composto por cerca de 350 cabras, pelos montes de Gondoriz, em Arcos de Valdevez.

“A morte destes animais significou uma perda económica direta de aproximadamente” 5.000 euros, “sem contar com as crias que estariam para nascer”, refere fonte da Ordem.

“Perante a impossibilidade de o pastor poder repor este efetivo e receber os apoios financeiros, a OMV optou por abrir uma conta solidária para a qual convidou a classe dos Médicos Veterinários a apoiar, contando também com o contributo da sociedade civil. O valor atingido será suficiente para a aquisição dos animais, pelo que a OMV já procedeu ontem [quinta-feira] ao encerramento da conta OMV Solidária”, indica o comunicado.

A meio desta semana, fonte do Ministério da Agricultura explicou “que, depois de avaliados todos os instrumentos disponíveis, o acontecimento de que resultou na morte de 68 cabras de raça Bravia no concelho de Arcos de Valdevez, está a ser tratado pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) no âmbito dos regimes de ajuda aos produtores agrícolas e pecuários, como um caso de força maior”.