Pais indignados com Delegado de Saúde Distrital

Na nossa Redação foi entregue um documento que é suficientemente explícito em relação às muitas dúvidas que merece a decisão do Delegado de Saúde Distrital.

Os pais referem que, no dia 12 de abril, os encarregados de educação dos alunos da turma 5ºA, da EB2,3, Agrupamento da Abelheira, Viana do Castelo, foram informados pela Diretora de Turma de que havia confirmação de um caso COVID-19 entre os alunos e que, por esse motivo, por determinação do Delegado de Saúde local, os discentes já não poderiam voltar à escola.

Depois, no dia seguinte, 13 de abril, também por determinação do Delegado, através de uma técnica de saúde ambiental, chegou nova informação a dar conhecimento de que, não só os alunos, mas também os coabitantes teriam de cumprir isolamento profilático até ao dia 23 de abril. Entretanto, os alunos (estes duas vezes) e seus familiares em coabitação foram submetidos a teste laboratorial para se saber se estavam ou não infetados, com resultados negativos para praticamente todos. Mesmo assim, alunos e famílias viram-se na contingência de permanecer em casa durante 14 dias, com controlo policial, tendo estas que recorrer a familiares para serviços mínimos, e mantendo filhos a estudar em outros estabelecimentos de ensino também confinados.

Contudo, os encarregados de educação tiveram conhecimento de que há um agregado familiar da turma (5º A da EB 2,3 – Agrupamento da Abelheira) a quem foi levantado o isolamento antecipadamente, sendo que só a aluna que teve contacto com o caso positivo permaneceu no domicílio. Os irmãos da referida aluna puderam, aliás, regressar aos respetivos estabelecimentos de ensino logo no dia 20 de abril.

Os pais dos alunos entendem estar perante medidas díspares, excessivas e ilógicas, que para além de prejudiciais a todos os níveis, desacreditam os serviços de saúde e colocam sob reserva as medidas restritivas e confinatórias que estão em prática, e outras que eventualmente se venham a adotar. Solicitam por isso, com a celeridade possível, os esclarecimentos que possam ser dados sobre o assunto.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.