Amanhã, dia 17 de setembro, às 21h30, no auditório do Lar de Santa Teresa, em Viana, decorre uma palestra “Não ao Lítio- Lítio e os seus impactos”.

Direcionada a toda a comunidade, a iniciativa contará com a participação de elementos da Associação Corema e da geóloga Teresa Fontão.

“Sob o lema da descarbonização e da tão necessária transição energética, o governo empreendeu uma ação que põe em causa 20% do nosso território, pretendendo promover a exploração mineira massiva do nosso território, deixando populações inteiras vulneráveis à destruição ambiental, prevendo-se, em alguns casos, a abertura de crateras com 800 metros de largura por 350 metros de profundidade, a céu aberto”, explicam elementos da organização.

O movimento SOS Serra D`Arga é responsável por esta iniciativa e fonte da organização garante que é “indubitável a necessidade desta transição energética, mas ela deve ser feita de forma responsável, não selvagem e não abusiva, através de processos de exploração que não causem os efeitos nefastos previstos. Estes efeitos são preocupantes e o governo parece não estar consciente desta gravidade, valorizando apenas os interesses económicos inerentes a todo este processo. É contra isso que temos que lutar, não contra a descarbonização ou contra a transição energética, que todos sabemos que é urgente implementar”.

“A viabilidade do modelo económico associado à mineralização previsto é, portanto, altamente questionável, porque todo o processo está a ser conduzido sem dar garantias seguras de que irão existir soluções para os impactes gerados. As empresas de mineração correrão riscos de falir e de abandonar o nosso território, deixando um tremendo e irrecuperável passivo ambiental”, manifestam.