“Globalização, Minorias e Migrações” é o tema do colóquio que vai decorrer amanhã, dia 12 de outubro, a partir das 9h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura, reunindo alguns ilustres académicos para discutir um tema da maior atualidade e que marca a agenda dos nossos dias.

Promovido pelo Município de Paredes de Coura, ” traz até nós distintos nomes da área do conhecimento como os professores António Avelãs Nunes, Fernando Catroga, Fernando Rosas, Francisco Louçã, Manuela Tavares Ribeiro, Maria Beatriz Rocha Trindade, Alice Ramos e Carlos Nolasco, tendo por comissário Norberto Cunha.

“Antigamente, a cultura dominante absorvia e impunha-se sobre os migrantes. Hoje, num mundo livre e multicultural, as diferenças tendem a permanecer, e ainda bem, mas isto muitas vezes provoca choques que estimulam a xenofobia sobretudo nos tempos de crise, fazendo renascer ódios e os velhos medos”, observa Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, para quem “este colóquio serve sobretudo para refletir sobre o tema e desmontar mitos e medos, através da partilha de conhecimento de alguns dos melhores especialistas universitários do nosso país”. “Numa Europa confusa do ponto de vista político e económico, constatamos que não existe uma posição coesa e eficaz da União Europeia. Sabemos que não existem soluções rápidas para o problema, mas não adianta adiar”, defende Vitor Paulo Pereira, sublinhando que “é importante lembrar que os refugiados não representam um ameaça. Antes pelo contrário, se tivermos uma estratégia europeia conjunta estes poderão ser uma solução para o nosso problema demográfico e um estímulo para a economia. Não fazer nada é que pode ser um problema até porque a mobilidade humana num mundo globalizado aumenta todos os dias de forma surpreendente”.

Depois de um primeiro encontro na noite de sexta-feira, pelas 21h30, para assistir à projeção do filme “Iuventa”, dirigido por Michele Cinque — segue o navio de resgate da ONG ‘Iuventa’ na sua missão de salvar a vida dos migrantes –, o dia de sábado é dedicado às mais diversas comunicações, como “Globalização: os perigos e as respostas”, por António Avelãs Nunes, da Universidade de Coimbra/FD; “Exemplar efeito da globalização: o confronto entre Deuses e Césares”, por Fernando Catroga, da Universidade de Coimbra/FL; “A globalização e a geopolítica internacional”, por Fernando Rosas, da Universidade Nova de Lisboa/FLCH; “A desordem financeira na era da globalização”, por Francisco Louçã, da Universidade de Lisboa/ISEG; “A Sociedade das Nações e as minorias”, por Manuela Tavares Ribeiro, da Universidade de Coimbra/FL; “Migrações: permanência e diversidade”, por Maria Beatriz Rocha Trindade, da Universidade Aberta; “Atitudes, perceções e preconceitos europeus perante as migrações e os refugiados”, por Alice Ramos, da Universidade de Lisboa/ICS e “O drama dos refugiados na Europa”, por Carlos Nolasco, da Universidade de Coimbra/CÊS.

Um conjunto de comunicações proferidas por notáveis oradores das mais diversas áreas do saber para nos ajudar a compreender um fenómeno atual, que atravessa transversalmente todas as sociedades e culturas.