O Dia Mundial do Ambiente, dia 05 de junho, foi a data escolhida para a abertura do Parque Ecológico Urbano, que estava encerrado há mais de uma década.

Com entrada gratuita, o espaço permite aos visitantes usufruir de uma zona húmida, banhada pela ribeira de S. Vicente, muito próxima do estuário do rio Lima. Nos 20 hectares do Parque Ecológico existem cerca de quatro quilómetros com caminhos e passadiços, espaços para merendas, áreas de recreio infantil, zonas agrícolas, observatórios de aves, espaços de leitura, zona de conservação e cafetaria. O parque dispõe de duas entradas, a principal junto à futura Praça Viana e a secundária no edifício do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, que dispõem de pórticos que controlam a entrada de pessoas. 

“Para nos encontramos connosco e para nos tornarmos melhores avós, pais, filhos, irmãos ou amigos. Um espaço para nos Educarmos em Cultura – da História de Viana aos nossos autores literários. Um Lugar onde podemos reencontrar ou conhecer as nossas árvores e fauna nativas”, referiu o vereador do Ambiente. Ricardo Carvalhido agradeceu ainda a todos os que permitiram a reabertura deste espaço.