Plano de Defesa da Floresta segue para consulta pública

O Plano Municipal de Defesa da Floresta para os próximos 10 anos seguirá, em breve, para consulta pública depois do “parecer favorável” do Instituto de Conservação da Natureza e Defesa da Floresta (ICNF).

“Este plano é a revisão do anterior. O Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI) de Viana foi dos primeiros a nível nacional e neste momento está em fase de revisão, visto que ao fim de 10 anos tem de ser revisto”, explicava o autarca vianense. José Maria Costa adiantava que “já obtivemos os pareceres e as retificações do ICNF”, manifestando ainda que “hoje a câmara aprovou-o formalmente e vai agora para discussão pública para que até final do ano possamos ter o plano revisto para a próxima década”.

O Plano é um instrumento operacional de planeamento, programação, organização e execução de um conjunto de ações de prevenção, que visa concretizar os objetivos estratégicos de diminuição do impacto dos incêndios florestais, procurando defender melhor a floresta, a vida das pessoas e dos seus bens. José Maria Costa assegura tratar-se de “um plano muito importante”, porque é um ponto de partida para a elaboração dos planos anuais de prevenção dos incêndios municipais.

O processo de elaboração do PMDFCI teve por base “as características específicas do território do concelho no que respeita à sua natureza florestal e rural, urbana e periurbana.

Tem como objetivos estratégicos aumentar a resiliência do território aos incêndios florestais, reduzir a incidência dos incêndios, melhorar a eficiência e a eficácia do ataque e da gestão dos incêndios, recuperar e reabilitar os ecossistemas e as comunidades e adotar uma estrutura orgânica, funcional e eficaz”.

O objetivo geral é “a diminuição do número de incêndios e da área ardida, através da execução de diversas ações preconizadas no plano de ação e através de uma melhor eficiência e eficácia na coordenação e atuação de todos os agentes envolvidos”.

Para a elaboração do documento foram consultadas diversas entidades, designadamente Juntas de Freguesia, Conselhos Diretivos de Baldios, Corporações de Bombeiros, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Escola Prática dos Serviços do Exército, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, associações florestais, empresas de celulose, Rede Elétrica Nacional, Infraestruturas de Portugal e Energias de Portugal.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.