O Instituto Politécnico de Viana do Castelo assinou dois protocolos com o Município de Arcos de Valdevez no âmbito do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Mecânica Automóvel. Os protocolos visam contribuir para a instalação e funcionamento da Oficina de Mecânica Automóvel, bem como para a área de alimentação destinada aos alunos inscritos no CTeSP, a funcionar desde o início do ano letivo. “Dar resposta às necessidades formativas do tecido empresarial da indústria automóvel, que tem crescido na região” é o objetivo destes protocolos.

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, e o presidente do Município de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, deram mais um passo para elevar a qualidade da formação superior no concelho no setor da indústria automóvel ao rubricar dois protocolos de cooperação.  Apetrechar as infraestruturas com equipamento de ponta de modo a assegurar a formação de excelência dos futuros técnicos superiores de Mecânica Automóvel é o objeto de um dos protocolos assinados entre as duas entidades. O segundo memorando de entendimento foca-se na área alimentar de forma a assegurar as refeições a todos os intervenientes nesta formação do IPVC a funcionar nos Arcos de Valdevez.

Instalação da Oficina de Mecânica Automóvel para o CTeSP de Mecânica Automóvel

Considerado de “elevado interesse promover o reforço de cooperação técnica, científica e humana entre as duas instituições”, o primeiro protocolo tem como objetivo contribuir para instalação e funcionamento da Oficina de Mecânica Automóvel para o CTeSP de Mecânica Automóvel, a funcionar no Centro de Formação e Exposições dos Arcos de Valdevez.

A cooperação proposta será desenvolvida de acordo com as possibilidades de cada uma das instituições e efetuada através da instalação de uma oficina de mecânica automóvel, de forma a permitir aos alunos “contactar diretamente com os mais diversos sistemas mecânicos, informáticos, digitais e mecatrónicos, bem como, com equipamentos de diagnóstico e manutenção”.

Já o Politécnico de Viana do Castelo fica responsável pela aquisição de vários equipamentos respeitantes aos mais diversos sistemas mecânicos, informáticos, digitais e mecatrónicos, bem como equipamentos de diagnóstico e manutenção.

Ainda no âmbito do CTeSP de Mecânica Automóvel, o Politécnico de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez assinaram um outro protocolo com o objetivo de dar uma “resposta segura” na área da alimentação, aos alunos inscritos no CTeSP de Mecânica Automóvel.

A cooperação proposta será efetuada através da implementação de uma Área de Alimentação no Centro de Formação e Exposições dos Arcos de Valdevez e da aquisição/disponibilização do necessário equipamento hoteleiro para a área alimentar.

Os Serviços de Ação Social (SAS) do IPVC farão a implementação da Área Alimentar, na qual serão disponibilizadas refeições aos alunos matriculados no CTeSP de Mecânica Automóvel.