Politécnico quer reduzir plástico

Associações de estudantes e Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo anunciaram a criação de um projeto ambiental que contempla, entre outras ações, a redução do plástico descartável.

O pontapé de saída foi dado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (AE-ESTG) que declarou guerra aos copos de plástico nas festas académicas.

Para isso foi desenvolvido um copo personalizado dos eventos que terá que ser utilizado ao longo de toda a festividade. O copo tem uma caução de um euro, verba que será devolvida aquando da entrega do mesmo. Uma garantia, assegura a Associação de Estudantes, de que o copo não irá ficar no chão mantendo o espaço limpo.

Na mesma linha está já a Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária AE_ESA) que cobra 50 cêntimos como caução dos copos. O seu presidente, Rodrigo Cardoso, revela que o projeto ambiental foi lançado este ano muito motivado pelo facto da Escola Superior Agrária do IPVC (ESA-IPVC) ser uma Eco Escola galardoada pelo segundo ano consecutivo devido às diversas atividades e iniciativas de âmbito ambiental que são desenvolvidas ao longo do ano.

Mesmo assim, refere Rodrigo Cardoso, há ainda muitos que optam por não levantar a caução revertendo o dinheiro para a mesma causa. “Aqui na ESA-IPVC não somos muitos, mas todo o dinheiro acumulado no âmbito desta ação irá servir para a compra de mais ecopontos a ser colocados na escola entre outras ações que vão ser desenvolvidas”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.