A partir de março, as três Eurocidades do Alto Minho vão partilhar bicicletas elétricas. No total serão 42 disponibilizadas entre Cerveira-Tomiño; Valença-Tui e Monção-Salvaterra.

“Estamos a fazer história com um projeto pioneiro de mobilidade sustentável transfronteiriça”, referiu o autarca cerveirense e também presidente do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho. Fernando Nogueira explicou que o projeto-piloto de mobilidade suave “Sistema de Bike Sharing Rio Minho Transfronteiriço” vai disponibilizar 42 bicicletas para serem partilhadas entre alto minhotos e galegos.

Fernando Nogueira assegurava, à Lusa, que é “um projeto inovador porque junta sustentabilidade ambiental, tecnologia de ponta e, acima de tudo, vontades”.

Com um investimento de 73.980 euros, “tem como objetivo implementar um sistema de gestão partilhada para bicicletas elétricas entre seis núcleos urbanos de elevada mobilidade”.

A apresentação aconteceu esta semana em Vila Nova de Cerveira e contou com a presença de autarcas dos seis municípios envolvidos.

Foto: La Voz de Galicia