A antiga Praça de Touros de Viana do castelo já começou a ser demolida. Desativada desde 2009, o espaço vai dar lugar à Praça Viana, um complexo desportivo para várias modalidades.

A empreitada de reconversão da antiga praça de touros de Viana do Castelo em complexo desportivo tem um custo de 3,7 milhões de euros e deverá estar concluída num prazo de 18 meses.

“Queremos que aquele equipamento, que antigamente era um praça da morte, se transforme numa praça de vida, destinando-o à prática desportiva e à formação de crianças, jovens e adultos”, disse, há dias, o autarca vianense.

José Maria Costa explicou que a área foi vedada porque “são obras com alguma complexidade e algum risco para quem passe na envolvente”.

A “Praça Viana será gerida pela Escola Desportiva de Viana (EDV), em regime de comodato, dotando a associação de condições adequadas para as inúmeras modalidades e para a formação dos jovens do concelho”.

“Daí a urgência da construção deste equipamento. Neste casamento, juntámos os trapinhos com a EDV. Cedemos o espaço e a EDV fará a gestão do equipamento”, informou o autarca.

O piso 0 do edifício contará com áreas comerciais destinadas a comércio e serviços, com acesso pelo exterior e independentes do edifício principal, além de estruturas de apoio à administração e prática desportiva.

No piso 1, além de bancadas e sala de troféus, está previsto também um restaurante e um bar.