Ontem assinalou-se o Dia Internacional da Juventude com uma série de iniciativas. Em Viana do Castelo, o palco foi a praia do Cabedcelo.

Naquele espaço foram feitas ações de sensibilização sobre sustentabilidade ambiental, nomeadamente através do envolvimento de jovens na limpeza da Praia do Cabedelo, assim como sensibilização junto dos banhistas e ainda a auscultação dos jovens através de um questionário de resposta fechada, que tem como mote o “Compromisso Verde da Juventude”, proporcionado pela leitura de um QR code através dos seus telemóveis.

Um dos grandes objetivos da atividade foi promover a temática ambiental, nomeadamente ouvindo-se jovens sobre aquele que gostariam que fosse o seu compromisso para com a ação climática.

Este ano, o Dia Internacional da Juventude teve por base “Compromisso da Juventude para a Ação Global”, um tema que oferece aos jovens a oportunidade para celebrar e integrar as suas vozes, ações e iniciativas, bem como defender o seu envolvimento pleno, universal e equitativo em esforços para enfrentar os desafios que a humanidade atravessa.

A iniciativa foi do Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ, do Conselho Nacional da Juventude – CNJ, da Federação Nacional das Associações Juvenis – FNAJ, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.