Proibição de circulação entre concelhos

O Governo decidiu proibir circulação entre concelhos entre amanhã, 30 de outubro, e 03 de novembro, devido ao feriado de Todos os Santos (01 de novembro) e o dia de finados (02 de novembro).

A proibição (com algumas exceções, designadamente trabalho ou estudo) de circulação entre diferentes concelhos do território continental regista-se no período entre as 00h de 30 de outubro e as 06h de dia 03 de novembro. O Conselho de Ministros definiu, ainda, um conjunto de medidas especiais aplicáveis aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira no âmbito da situação de calamidade decorrente da pandemia.

Tudo isto num altura em que até a ministra da Saúde admite que a situação é “grave e complexa”. O número de internamentos por Covid-19 nos hospitais (em enfermarias e nos cuidados intensivos) deverá ultrapassar os três mil, já na próxima semana. Na última semana, houve mais casos que em todo o mês de setembro.

No Alto Minho, os casos estão igualmente a disparar. Só no concelho de Viana do Castelo, entre as últimas sexta e segunda-feira, registaram-se mais 60 casos. Totalizavam já 215 e a tendência é ascendente. A nível distrital, eram 478.

O uso de máscara também na rua é, desde ontem, obrigatório, desde que não seja possível garantir o distanciamento físico recomendado. A medida vai manter-se por um período de 70 dias e aplica-se a maiores de 10 anos. Quem não cumprir, arrisca uma multa entre os 100 e os 500 euros. Trata-se de uma medida que a Ordem dos Médicos já andava a recomendar desde agosto.

No meio disto, há médicos e enfermeiros a pedirem mais profissionais e deixam um aviso: os hospitais apenas tentam tratar a pandemia. O combate ao novo vírus faz-se por todos, no dia-a-dia.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.