Projetos de ensino apresentados a especialistas europeus

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), José Maria Costa apresentou diversos projetos de promoção de ensino desenvolvidos pelo Município e pela CIM, num encontro de especialistas de ensino oriundos de 10 países, que decorreu recentemente na Biblioteca Municipal.

José Maria Costa referiu que, neste ano letivo, a Câmara Municipal atinge milhares de alunos nos quatro projetos educativos de Desporto. A Patinagem no Pré-Escolar está a envolver 320 alunos de 18 turmas de 15 escolas do concelho. Já a Natação, promovida junto dos estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico, chega a 1.529 alunos de 80 turmas de um total de 36 escolas. A Náutica nas Escolas, que abrange o 2.º e 3.º ciclo, chega a 1.909 estudantes de 99 turmas de nove escolas do concelho, permitindo aos jovens ter contacto com vela, surf, remo e canoagem. Já o projeto Atletismo nas Escolas chega a 1116 estudantes.

Nos projetos de Educação estão ainda envolvidos milhares de estudantes vianenses. Assim, na Iniciação à Música, a oferta é suportada na íntegra pelo Município e abrange todas as crianças do pré-escolar, atingindo 900 alunos. O projeto Música 1º CEB é dinamizado no Agrupamento de Escolas de Monte da Ola, visto este não ser abrangido pelo projeto “School4All” (agrupamento TEIP) e envolve cerca de 700 alunos.

Na sessão, foi também apresentado o projeto “School 4 All”, desenvolvido por dez municípios através da CIM Alto Minho, em parceria com os agrupamentos escolares, envolvendo equipas multidisciplinares que dão apoio e criam estratégias educativas que têm obtido excelentes resultados. O projeto abrange milhares de alunos em três ações/medidas: Açã 01 Equipa Multidisciplinar, constituída por 2 psicólogos, 1 terapeuta da fala e 1 assistente social; Ação02 Expressão Musical no 1.º CEB, que abrange todos os alunos do 1.º ao 4.º ano, num total de 1.700 estudantes; Ação03 Ciência em rede, destinada a alunos do 4.º, 5.º e 8.º ano de escolaridade, com o objetivo de contextualizar os conteúdos programáticos e curriculares com o património natural do concelho, a fauna e flora numa relação de proximidade e de envolvimento da comunidade escolar, chegando a 500 alunos.

O projeto europeu LLL for All, coordenado por uma escola holandesa (MBO RAAD), acontece no quadro do diálogo social europeu no setor da educação. O projeto foca-se na aprendizagem ao longo da vida e conta com a participação da Education Federation of Education Employers (EFEE), organização europeia das entidades empregadoras no setor da educação, e do European Trade Union Committee for Education (ETUCE), organização sindical europeia da educação da Confederação Europeia de Sindicatos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.