Nas próximas 48 horas haverá um agravamento das condições meteorológicas em todo o território nacional. A  Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para chuva e ventos fortes.

Em comunicado explicam que as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a tarde desta quinta e sexta-feira apontam para precipitação forte em todo o continente. Havendo ainda a possibilidade de trovoada no interior, e vento moderado a forte. Nas redes sociais já existem algumas fotografias de inundações em alguns concelhos do distrito, nomeadamente em Ponte da Barca e Valença.

É ainda avançada a possibilidade de acidentes na orla costeira, queda de ramos ou árvores devido ao vento forte e a eventual formação de lençóis de água nas estradas.

A ANEPC recomenda que se evite a prática de atividades relacionadas com o mar e a circulação junto à orla costeira e zonas ribeirinhas e especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas.

Aos condutores é pedido que façam uma condução defensiva. E deixa a recomendação aos órgãos responsáveis para a limpeza dos sistemas de escoamento de águas e a adequada fixação de estruturas soltas.