O Comando da Proteção de Viana do Castelo emitiu hoje, dia 03 de agosto, um comunicado, onde fala do agravamento da situação meteorológica. Evitar a exposição ao sol, fazer refeições leves e ligeiras, não fazer esforços físicos são alguns dos conselhos deixados.

No dia de hoje a humidade do ar será baixa em todo o distrito de Viana do Castelo, com a mínima a ser registada em Monção. Aí a percentagem da humidade de ar desce aos 17 por cento. “ Para as próximas 48 horas a HR mínima previsivelmente verá uma ligeira subida. No dia 4 prevê-se a HR mais baixa em Paredes de Coura, de 24% e no dia 5 de 28% , também em Paredes de Coura”, lê-se no comunicado.

Hoje todo o distrito deve chegar aos 40 graus de temperatura. Como medidas preventivas, a Proteção Civil recomenda evitar a exposição direta ao sol, em especial entre as 11h e as 17h; usar protetor solar com índice de proteção elevado (30 ou superior); aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta naturais sem açúcar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou açucaradas; usar roupa leve e fresca, óculos de sol e chapéu; evitar esforços físicos e fazer refeições leves e frequentes.

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido(a):

– Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;

– Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;

Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

– O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;

Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

– A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

 

A ANPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:

– Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;

–  Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;

–  Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.