A Polícia de Segurança Pública (PSP) instaurou, desde o dia 15 de janeiro, 25 contraordenações durante ações de fiscalização no âmbito do estado de emergência decretado devido à pandemia de Covid-19.

Em comunicado, o Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo explicou que as 25 contraordenações dizem respeito ao “incumprimento do dever geral de recolhimento (15), incumprimento das regras de distanciamento físico (1), consumo de bebidas alcoólicas na via pública (2) e sete por incumprimento realização de celebrações e outros eventos”.

A PSP realçou terem sido realizadas “26 operações/ações de fiscalização, que incidiram sobre mais de 256 veículos, nove comboios, um autocarro, 415 pessoas na via pública, e 28 estabelecimentos”.

O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo apelou à informação sobre “atividades que, de forma reiterada e abusiva, atentem contra a saúde pública da comunidade” devido à pandemia de covid-19.

“Estes contactos constituem para a PSP um precioso auxiliar na deteção e intervenção precoce sobre comportamentos inaceitáveis no atual contexto de saúde pública e tudo faremos para acorrer a todas as situações em tempo útil”, referem em nota de Imprensa.