Reabriu Sala do Ouro no Museu do Traje

Após requalificação, a renovada Sala do Ouro do Museu do Traje de Viana do Castelo, já está aberta ao público.

Nesta nova sala, o visitante poderá encontrar informações sobre os instrumentos antigos utilizados na produção de ourivesaria, bem como peças que são imagem de marca desta cidade, como os Colares de Contas, o Coração de Viana, o Cordão e a Cruz de Resplendor.

Nesta exposição poderão ser encontradas também, os Colares de Gramalheira, as Borboletas, os Relicários, as Libras e Medalhas, assim como os brincos mais típicos e algumas peças de ourivesaria masculina.

José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, mostrou a sua satisfação ao referir que “Viana é a montra do ouro. Os museus precisam de se reformular e atualizar com novos modelos expositivos”, destacando assim, a importância da renovação desta sala e do lançamento da nova publicação.

Esta reabertura contou também com a presença de Rosa Maria Mota, curadora e autora da publicação, e Carlota Borges, Vereadora com o pelouro do Património e Equipamentos Culturais, tendo afirmado que a remodelação veio valorizar a doação de Manuel Freitas ao Município e que o catálogo sobre o ouro visa ser, para os visitantes, uma “recordação sobre a história da ourivesaria em Viana do Castelo”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.