Redução de portagens na A28 a partir de julho

A partir de julho, as portagens, para os veículos de classe 1 e 2, de sete autoestradas do interior do país vão ficar mais baratas.

Entre elas, está a A28, entre o Porto e Viana do Castelo, que serve localidades de interior ou consideradas de baixa densidade. Os descontos vão depender do número de dias de viagens por mês e a viatura terá de possuir o dispositivo eletrónico de portagens.

Nos primeiros sete dias, o condutor pagará o valor integral das portagens; entre o 8.º e o 15.º dia, terá um desconto de 20%; a partir do 16.º dia, o desconto sobe para 40%. No final do mês, quando receber a fatura, o valor médio do desconto será de 20%, se tiver percorrido a autoestrada durante 22 dias. Se viajou os 30 dias do mês, o desconto médio sobe para 25%.

No percurso entre Porto e Viana do Castelo pode representar uma poupança de quase 59 euros por mês. Isto porque, num veículo da Classe 2, em 22 dias, com idas e voltas, paga atualmemte 294, 80 e passará para 235, 84 euros. Já na Classe 1, a economia será de 33, 88 euros, passando de 169, 40 para 135, 52 euros.

O regime de descontos que existe, atualmente, para o transporte de mercadorias é agora, com a nova portaria, alargado ao de transporte de passageiros.

Se até aqui os descontos eram de 30 por cento de dia e 50 por cento à noite, agora há uma subida de cinco pontos percentuais em ambas as situações.

Três ministérios – Coesão Territorial, Infraestruturas e Finanças – estudaram estes novos descontos nas portagens.

PÓRTICO DO NEIVA

Recentemente, foi discutida uma petição da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), recomendando a eliminação do referido pórtico. Todavia, como petição, não foi votada. Entretanto, como nos observou o deputado socialista alto-minhoto José Manuel Carpinteira, surgiu um projeto do Bloco de Esquerda que pedia a eliminação de todas as portagens do Porto a Viana, da A28. Não foi aprovado, observou, acrescentando que o não do PS se deveu ao facto de abranger todos os pórticos.

O deputado nota que a solução não é fácil e lembra uma possível alternativa ao pórtico do Neiva que, em breve, passará a estar disponível, a ligação rápida entre o porto de mar de Viana e o nó do Neiva da A28.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.