A Câmara Municipal de Viana do Castelo aceitou ontem, por unanimidade, a doação da família de Amadeu Costa de um retrato do etnógrafo pintado por Salvador Vieira. O autarca vianense anunciou que o mesmo ficará numa sala do Museu do Traje, e hoje, ao final da tarde, aquando da inauguração de uma exposição pelo centenário de nascimento, será mostrado.

Para além deste, foram doados ao Município de Viana do Castelo bifaces das oficinas de talhe, que vão ser estudados pela equipa de arqueologia da Câmara.

O vereador Ricardo Carvalhido doou 58 amostras de unidades litostratigráficas do Noroeste de Portugal.

Um professor da Universidade do Porto cedeu ao Município uma brecha sedimentar do Couto Mineiro de Arga. Estas amostras serão colocadas no Núcleo Museológico de Lanheses.

“Hoje trouxemos um conjunto de ofertas, de doações que foram feitas ao Município de Viana do Castelo, em diversas áreas. Gostávamos de agradecer. E é um reconhecimento dos dadores no Município”, referia o autarca vianense.

José Maria Costa elogiava a equipa técnica responsável pelos museus municipais. “Nós temos uma equipa técnica e quadros de grande qualidade, que fazem um bom acompanhamento. Fazem a manutenção, a conservação, e a valorização deste mesmo espólio. Isto vai enriquecer aquilo que é o nosso património coletivo e acima de tudo vai estar disponível para que as pessoas possam usufruir destes bens, mas também que as escolas possam trabalhar”.