Sérgio Maciel a 50 segundos do pódio na Taça do Mundo

O atleta da seleção nacional, Sérgio Maciel, ficou a 50 segundos do pódio na Taça do Mundo de Maratona, realizada em Baerum, na Noruega. Na prova clássica de c1 sénior, com 26,2 quilómetros de distância, o canoísta luso terminou na 4.ª posição, com o tempo de 1:58:05.78 horas. Destaque para o facto de Maciel ter competido no escalão sénior, uma vez que, nas Taças do Mundo, não há competição de sub-23, escalão a que o jovem ainda pertence.

Na prova de c1 sénior, na Noruega a vitória foi do francês Tanguy Soucheyre. No final dos 26,2 quilómetros, Jakub Brezina (República Checa) conquistou a medalha de prata, enquanto o húngaro Gergely Balázs Nagy assegurou o 3.º lugar. Sérgio Maciel terminou a Taça do Mundo da Noruega a 02:58 minutos do vencedor.

O selecionador nacional Rui Câncio lembrou que “o objetivo número um” da presença na Taça do Mundo, na Noruega, foi cumprido, já que passava por “conhecer o local”, onde, em 2020, vai ser realizado o Campeonato do Mundo de Maratona. “Foi muito importante termos vindo para conhecermos o sítio, que é muito exposto, com muitas variáveis e com muita ondulação”, resumiu, acrescentando que “a avaliação do nível dos atletas” também foi alcançada. “Ainda estamos a cinco meses do Mundial”, reforçou.

Sobre as prestações individuais, Rui Câncio falou do “excelente resultado” averbado por Sérgio Maciel, obtido por “um atleta sub23 no escalão sénior, numa canoa em que só remou hoje de manhã”. “Foi mais uma aprendizagem. Era esse o objetivo e conhecer o sítio da prova”.

O calendário competitivo integra, nos dias 15 e 16 de junho, em Crestuma, a realização do Campeonato Nacional de Maratona.

Em termos internacionais, o Campenato da Europa vai decorrer em Decize (França), entre 25 e 28 de julho e o Campeonato do Mundo de 2019 está programado para Shaoxing (China), de 17 a 20 de outubro.

(VGC/Imprensa)

Foto: Record

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.