Caminha e Vila Nova de Cerveira recebem amanhã, dia 12 de setembro, uma ação do Sindicato de Professores da Zona Norte. “Tornar atrativa a carreira e rejuvenescer o corpo docente” é o mote da iniciativa que vai percorrer todo o território nacional.

O Agrupamento Sidónio Pais, em Caminha, acolhe a ação às 10h. Pelas 14h, é a vez do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira.

Esta campanha começa no primeiro dia de aulas do ano letivo 2019/2020, no Porto e percorrerá toda a zona norte, terminando no dia 30 de setembro, em Bragança.

O Sindicato dos Professores da Zona Norte – SPZN, considera “urgente e essencial a criação de condições que visem a atratividade da carreira e o rejuvenescimento do corpo docente como resposta aos desafios estratégicos do sistema educativo”. Em comunicado explicam que “devem aumentar o número de professores com menos de 30 anos”. Acrescentando a eliminação dos acessos do 5.º e 7.º escalão. Indicam a necessidade de rever “as condições de cessação do contrato de docentes em situação de regresso do docente titular, protegendo-se a continuidade da relação pedagógica com os alunos”.

Terminam, apelando, à criação de “incentivos de fixação aos quadros”.