No âmbito das Comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, realiza-se no dia 09 de novembro, sábado, mais um percurso “Passos de Memória”, desta vez com o Trilho dos Três Cumes (PR28), localizado nas freguesias de Subportela, Deocriste, Portela Susã, Vila Franca, Mujães e Vila de Punhe (concelho de Viana do Castelo) e integrado na Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município. A Rede Municipal de Percursos Pedestres de Viana do Castelo é mais do que uma ementa de trilhos de mar, rio e de montanha. Pé ante pé, leva o caminhante ao encontro de si mesmo, através da relação com a natureza e com as idiossincrasias das comunidades locais.

Este percurso pedestre, de âmbito paisagístico, ecológico e cultural, tem a designação de “Trilho dos Três Cumes”, uma vez que percorre o cume do Monte Roques, mais conhecido por Monte Santinho em Subportela, o cume da Serra da Padela em Portela de Susã e o cume do Monte da Senhora do Crasto em Deocriste.

No final do Percurso, haverá um lanche vínico, durante o qual serão degustados os vinhos do nosso concelho.

Pontos de interesse: Ermida de S. João, Caminho dos Engenhos, Lagar Medieval, Alminhas do Calvário, Calvário de Cortegaça, Boca da Serpe, Pegadinha, Penedo da Cruz, Acrópole do Castro de Roques, Balneário Castrejo, Alminhas da Portela, Igreja Paroquial de Portela Susã, Lagar de Azeite, Sepultura cavada na rocha, Moinho do Rebolido, Moinhos de Água, Souto da Torrenta, Moinho da Lubegada, Miradouro da Cruz, Senhora do Crasto, Azenhas e lagar de azeite, Fonte Lígua, Igreja Paroquial de Deocriste e Igreja Paroquial de Subportela.

Apenas é gratuita a participação na caminhada, sujeita a inscrição através do preenchimento de um formulário disponível online, através do link: http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/passos-de-memoria-inscricao

Mais informação sobre a Trilho dos Três Cumes (PR28), em:
http://www.cm-viana-castelo.pt/pt/agenda-cultural/caminhada-passos-de-memoria-2019-nov