“Uma grande satisfação pessoal”

O Município vianense organizou um banco de voluntários junto dos funcionários da autarquia, que estão a dar apoio em diversas atividades. Ao todo, o Banco de Voluntariado Interno conta com mais de meia centena de funcionários de diversas áreas funcionais
Estes vão desenvolvendo atividades tão diversas como distribuir refeições a famílias carenciadas, distribuir cabazes pelas famílias sinalizadas, entregar medicamentos e também distribuir equipamento de proteção individual nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

A AURORA DO LIMA falou com uma dessas pessoas, já com experiência no âmbito do voluntariado e não quis ser identificado por não se pretender destacar em relação aos colegas. Conforme nos referiu, o Banco é coordenado por Carlota Borges, vereadora da Coesão Social, e ele, como os coelgas, foram internamente contactados sobre se estavam disponíveis para o integrar e as horas que poderiam fazer fora do horário de serviço.

Numa primeira fase, a ação passou pela entrega de máscaras e outra material de proteção individual, sobretudo, junto de instituições, após as 17h. Atualmente, passa pela entrega de comida à hora do almoço.

“Neste momento, a prioridade são as famílias mais carenciadas, com crianças em idade escolar e que já estavam referenciadas”, diz-nos. “Vamos levar a alimentação à casa das pessoas indicadas pelas escolas e comunicadas à Câmara. É uma colaboração entre a escola e a autarquia”.

Todavia, é um apoio que não se verifica ao fim de semana, uma vez que a cantina escolar, onde é confecionada, não funciona nesse período.

O nosso interlocutor garante-nos sentir uma grande “satisfação pessoal” nesta ação de voluntariado em prol do próximo e o facto de colaborar para ajudar num problema que afeta jovens carenciados em idade escolar. Uma vontade e um modo de estar na vida em que, garante, não pretende ficar por aqui.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.