Valença cria Centro de BTT e caminhadas

Valença vai reforçar e melhorar a experiência do turismo de natureza para os valencianos e quem visita o concelho. O Centro de BTT e Caminhadas está localizado no recinto da antiga escola primária de Taião e dará apoio logístico aos praticantes destas modalidades.

Após a infraestruturação das zonas ribeirinhas ao rio Minho, Valença avança para dar a conhecer os segredos dos montes de Valença, com paisagens deslumbrantes para todo o Alto Minho e sul da Galiza.

A obra está a implicar um investimento de 78 mil euros. O espaço contará com instalações sanitárias e balneários (com águas quentes sanitárias), com cacifos, equipamentos de lavagem de bicicletas, espaço para reparação de bicicletas e áreas de estacionamento.

Esta nova infraestrutura desportiva/lazer será de acesso gratuito e apoiará os praticantes das várias modalidades de caminhada e de ciclismo.

Em sinalização está um trilho pedestre e um trilho de BTT de montanha com acesso direto a partir do Centro de BTT e Caminhadas de Taião.

Valença Destino de Turismo de Natureza

Com este equipamento pretende-se reforçar o posicionamento de Valença como um destino de excelência nesta modalidade de oferta turística. Proporcionar experiências únicas, por paisagens e património natural e edificado de montanha de grande valor e singularidade é o objetivo.

Este investimento enquadra-se na estratégia municipal de aposta no turismo de natureza que, nos últimos anos, tem permitido criar uma alargada rede de percursos verdes como a Ecopista do Rio Minho, a Ecovia Veigas do Rio Minho e o Circuito dos Passadiços do Mosteiro de Sanfins. Em breve Valença abrirá, também, uma rede de trilhos municipais, reforçando a oferta.

A empreitada, da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença, é financiada pelo programa “Aldeias do Alto Minho – Walking & Cycling”, no âmbito do programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, cofinanciada pelo Turismo de Portugal.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.