A vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, à margem da inauguração do tapete florido dos 50 anos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), lançava o desafio aos vianenses de amanhã e domingo visitarem o centro de Viana para acompanhar a iniciativa Viana Florida.

“Estamos no oitavo ano, após este intervalo de dois anos sem este evento e pretendemos encher Viana de flores”, referia a vereadora. Acrescentando que “teremos um festival de flores, uma feira de jardins. Acho que vai ser um evento cheio de cores e cheirinhos e por isso os vianenses e os turistas vão adorar”.

No Jardim Municipal vão estar representações das comissões de festas das freguesias onde a flor desempenha um papel importante: Vila Franca, Alvarães e Vila Mou.

“Vamos tentar reportar um bocadinho das festas de cada freguesia e trazer as pessoas a conhecer essas festas, que têm sempre motivos florais”, esclarece. Adiantando que “queremos dar a conhecer não só o que fazemos na cidade, mas também nas freguesias”.

Na praça da Liberdade amanhã, sábado, dia 14 de maio, vários artesãos vão construir estruturas gigantes de corações de Viana com flores. A vereadora do Ambiente lembra que “haverá também estruturas mais pequenas para as crianças preencherem e florir”. “Venham ver, porque vai ficar muito engraçado”, desafia.