O vianense Iuri Leitão sagrou-se hoje vice-campeão europeu europeu sub-23 de eliminação, na modalidade de ciclismo, em Itália. Reunidos, aquando da vitória, o Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, um voto de louvor ao atleta formado nas escolas de Santa Marta.

O autarca vianense, José Maria Costa, propunha a atribuição daquela distinção pela “brilhante prova” e pelo “esforço” do atleta para atingir aquela meta.

Segundo a agência Lusa, Leitão, de 22 anos, perdeu apenas para o belga Jules Hesters na prova do Campeonato da Europa, batendo o espanhol Raul Garcia Pierna, terceiro, pela medalha de prata, numa prova, em que os ciclistas mais lentos nas voltas à pista vão sendo eliminados, com 19 participantes.

Disputado num velódromo ao ar livre, o programa está sujeito a cancelamento de vertentes, com Maria Martins a representar Portugal na sexta-feira, no scratch de sub-23, com o trio luso em ação também no fim de semana, entre eliminação, omnium e corrida por pontos, no Europeu que decorre até segunda-feira.

Foto: Arquivo João Calado FPC