Viana assinala 45 anos do 25 de Abril

As comemorações do 25 de Abril em Viana do Castelo voltaram a ter lugar promovidas por uma Comissão Promotora que integra associações culturais, desportivas, sociais, moradores, estudantes e sindicatos, comissões de trabalhadores, juntas de Freguesia e outras organizações, com o apoio da Câmara Municipal.

Os dias fortes destas Comemorações foram 24 e 25 de Abril, apesar do mau tempo que se fez sentir na cidade de Viana. Isso não impediu que o programa previsto fosse cumprido na íntegra, o que permitiu festejar os 45 anos da Revolução dos Cravos.

O programa estas Comemorações iniciaram-se no passado dia 5 de Abril, com a abertura de uma Exposição intitulada “45 anos, 45 artistas com Abril”. Na mesma ocasião foi inaugurada outra Exposição “Manifestar Abril” dos Alunos do segundo ciclo do Agrupamento de Escolas do Monte da Ola, que podem ainda ser vistas na Galeria Barca D ´Artes, na Rua do Manjovos.

Entre os dias 23 e 30 de Abril, ocorreram sessões de dramatização em Escolas do 1º ciclo denominadas “Abril vai à Escola”, com coordenação e música de Dario Rocha e participação das atrizes Armanda Santos e Antonieta.

No dia 24 foi inaugurada mais uma Exposição “25 de Abril na Escola”, nos antigos Paços do Concelho. Pelas 22 horas, após ter caído uma forte chuvada, teve inicio o espectáculo  ” A Liberdade vai passar por aqui”, na Praça da República, e passou mesmo, apesar da noite fria que se fez sentir, onde participaram o TEATRO à MARGEM com recital de poesia, o Grupo DIXIE da Zé Pedro Associação Musical, as CANTADEIRAS do NEIVA e finalmente com o reaparecimento do GRUPO ÍNDICE, grupo vianense da década de 70, que nos brindaram com um largo reportório desde Pink Floyd, aos Beatles, pelas zero horas, foi cantada Grândola Vila Morena a que se seguiu uma sessão de fogo de artificio, com uma  bela apresentação de Raquel Amorim, uma vianense da nossa Ribeira, professora do ensino básico.

No dia 25 de Abril, Dia da Liberdade, Dia da Revolução dos Cravos, Dia de Festa, o mau tempo continuou, mas permitiu que o programa fosse cumprido. Pelas ruas da cidade tocaram o Grupo de Bombos de São Sebastião de Darque. Na vila de Darque teve lugar uma Caminhada Solidária a reverter para a Liga Portuguesa contra o cancro, bem como a 7ª Milha Urbana de Darque (Associação Desportiva Darquense). De manhã teve lugar também uma Romagem ao Cemitério Municipal para a deposição de uma coroa de flores em homenagem aos que lutaram pela Liberdade.

Teve lugar como habitualmente no refeitório da Escola Secundária de Monserrate o almoço comemorativo, que contou com a presença do representante da Associação 25 de Abril, Coronel Marques Lopes e representantes dos Partidos políticos com assento na Assembleia Municipal. Na sua intervenção o Militar de Abril procedeu à leitura da Mensagem da Associação 25 de Abril.

A Comissão Promotora, representada por Luisa Quintela, numa curta intervenção para além dos habituais agradecimentos, frisou que “Celebramos Abril pelo simbólico, pela história, pela memória, pelos ideais. Celebramos Abril, por uma Liberdade viva, pela Democracia, por um tempo de humanização”.

De tarde de novo na Praça da República, numa tarde onde o sol chegou a aparecer, novo espectáculo “Viver com Abril”, que contou com a participação dos Grupos Folclóricos de  de Viana e Renascer da Areosa, actuações sempre apreciadas e aplaudidas. Seguiu-se a participação da Escola de Música Amadeus – Dueto com Tânia Vaz Pinto ao piano e voz e Verónica Machado com violino. A tarde fechou com a Banda jovem vianense “MALABOOS”.

Durante esta quadra foram realizados diversos torneios desportivos organizados pela Associação de Moradores da Cova e  Associação Social, Cultural e Desportiva da Casa do Povo de Mazarefes.

Mas estas Comemorações não terminaram aqui, continuaram no dia 26, com a entrega de lembranças a todas as crianças nascidas no dia 25 de Abril, na Unidade Local de Saúde do Alto Minho. No Teatro Sá de Miranda de manhã, teve lugar a peça “As sete mulheres de Jeremias Epicentro” para público escolar. De tarde na Escola Básica e Secundária de Arga e Lima do Agrupamento de Escolas de Arga e lima, teve lugar uma dramatização pelos alunos “Censura nas Escolas” e ” Pobreza e emigração”. Finalmente à noite no Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda, uma tertúlia “Café com poesia e estórias de Abril”, numa organização do Teatro Noroeste/CDV, onde os presentes puderam contar estórias vividas no 25 de Abril, recitar um poema.

No fecho deste programa de Comemorações no dia 27, sábado, pelas 12 horas na Porta Mexia Galvão realizou-se um agradável concerto pelo Coro de Pais da Academia de Música de Viana do Castelo, onde foram interpretados diversos temas de Fernando Lopes Graça, José Afonso, entre outros, sobre a direcção do vianense Maestro Vitor Lima.

E assim com ampla participação popular (tirando a noite de 24) findaram as Comemorações do 25 de Abril, em Viana do Castelo, Revivendo e Vivendo o espírito de Abril.

 

AP

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.