Amanhã, dia 26 de maio, terça-feira, celebra-se o centenário do escritor Ruben A. A Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana prepararam uma programação especial para o dia.

A Romagem ao Cemitério de Carreço, iniciativa do presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, é a primeira atividade do dia, às 10h. De seguida, serão transmitidas no Facebook da autarquia uma mensagem do presidente da Câmara, às 11h, e um depoimento de José Manuel Vilas Boas, amigo pessoal de Ruben A., às 12h30.
Pela parte da tarde, às 17h, o Teatro do Noroeste – CDV estreia uma criação em vídeo, Sargaço, com realização de Elisabete Pinto, transmitida no Facebook da companhia.
Às 18h30, a companhia vianense estreia também um Vídeo Comemorativo 100 Anos: Rostos e Páginas de Ruben A., com interpretação das Oficinas de Teatro Regulares do Projeto Comunidade.
Um depoimento de Dália Dias, investigadora especializada na obra de Ruben A. vai ser também publicado no Facebook da companhia vianense, às 21h.
As comemorações do centenário de Ruben A. terminam com a transmissão do espetáculo O Mundo à Minha Procura (2015), com encenação de Ricardo Simões, às 21h30, no Facebook do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.