Viana, Caminha e Ponte de Lima defendem Serra d`Arga

O projeto Vilas e Aldeias Equestres entre Arga e Lima vai permitir um investimento de 268 mil euros na valorização do turismo equestre e Serra d’Arga e envolve os municípios de Viana, Caminha e Ponte de Lima. O contrato de financiamento foi assinado recentemente e contou com a presença da secretária de Estado do Turismo.

“Temos uma joia [Serra d´Arga] e conseguimos congregar os três municípios para trabalhar em conjunto. Valorizar alguns ativos e acrescentar alguns valores”, referia, na altura da assinatura, José Maria Costa. O autarca vianense falava da importância do turismo equestre para o desenvolvimento dos territórios de “baixa densidade”.

O autarca de Caminha falava das “virtualidades” do projeto. Miguel Alves garantia a “coerência dos municípios que partilham a Serra d`Arga”. “A Serra d`Arga é hoje reconhecidamente, uma das joias paisagísticas, naturais, geológicas e culturais do nosso país”, frisava. Adiantando que “seríamos mesmos burros se não apostássemos nos cavalos”.

O autarca de Ponte de Lima falava de “um dia feliz”. Vítor Mendes explicava que o desporto e o turismo equestre são uma aposta do Município por ele liderado.

“Estamos a falar da dinamização de uma rota na Serra d`Arga à volta dos cavalos, garranos. Sensibilizando as populações, por um lado e por outro também promovendo esta atividade turística muito à volta do cavalo para poder atrair novos públicos a um local que tem um potencial de natureza extraordinário e associado ao cavalo pode ainda adquirir um potencial turístico redobrado”, explicava a secretária do Turismo.

Rita Marques informava que o projeto de “estruturação de trilhos” e defesa do garrano estará concluído no final de 2021. O financiamento é de cerca 95 mil euros e o investimento de 270 mil.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.